Escolha uma Página

Com o fim de ano se aproximando, é comum o uso dos fogos de artifício para deixar as comemorações ainda mais bonitas, as crianças e os adultos adoram, mas os cães em especial detestam.

Os nossos animais de estimação não conseguem entender o que está acontecendo. Os flashes e ruídos altos podem assustar até mesmo os cachorros mais tranquilos. Muitos animais sofrem consequências graves do estresse, com fugas de casa, xixi nos lugares errados, recusa em comer e destruição de móveis.

Como evitar tudo isso? Vamos dar algumas orientações para você amenizar o problema.

Feromônios Sintéticos

Já ouviu falar em feromônios sintéticos? Pois saiba que eles são grandes aliados para acalmar os animais domésticos. O truque geralmente funciona em casos leves, onde o pet se incomoda com os sons de fogos de artifícios, mas não fica fortemente estressado.

Para os cães, você pode comprar um difusor elétrico, um spray, ou um colar com feromônios sintéticos. Para eles, a substância assemelha-se ao que uma mãe iria produzir para confortar seus filhotes.

Para gatos, sprays e difusores elétricos também existem no mercado. Os gatos gostam de esfregar seus rostos contra você ou seus móveis quando estão se sentindo confortáveis em seu ambiente. Isso deixa para trás um feromônio que marca o território como “seguro”. Os sprays e difusores recriam estes odores, fazendo-os se sentirem tranquilos.

Algumas horas antes (se possível, dias), deixe o difusor ligado para preparar o ambiente para o momento da queima de fogos.

Mantendo a calma do seu cão:

  • Leve seu cão para um passeio antes dos fogos de artifício começa
  • Deixe-o gastar energia e liberar sua excitação para que fique mais calmo quando os barulhos iniciarem.
  • Elogie seu cão quando ele estiver calmo, assim ele se sentirá recompensado pelo bom comportamento.
  • Se ele mostrar sinais de medo, não tente consolá-lo. Isso parece cruel, mas é algo que o ensina que os ruídos são realmente uma coisa a se temer.
  • Ignore-o, a menos que ele não esteja se comportando normalmente.
  • Se o cão mostraransiedade leve, basta distrai-lo com uma
  • Se precisar, arrume um lugar para seucachorro se esconder. O local pode ser apenas a sua cama, uma caixa aberta com cobertores e um brinquedo dentro ou mesmo uma pilha de cobertores debaixo da mesa.

Para não esquecer:

  • Deixe cães e gatos dentro de casa antes da queima de fogos começar. Tranque as portas, portões e janelas.
  • Não deixe os cães sozinhos em casa. Eles procuram companhia e conforto nos momentos de estresse.
  • Use sons de fundo para “camuflar” os estouros. Um rádio ou uma TV ligada aliviam o incômodo.

 

Facebook Comments